segunda-feira, 6 de abril de 2009

Música no culto ou culto à música? (1)

Nesta série sobre a música no culto coletivo a Deus responderei de modo objetivo a várias perguntas. As primeiras são:
“O que é a música?”, “Qual é a origem da música?” e “O que é a música sacra?”
1 - O que é a música?
O vocábulo latino musica vem do grego mousiké, “a arte das musas”. A música é uma ciência, haja vista obedecer normas, regras; e é também uma arte, em razão de sua aplicação ser flexível e requerer preparo para sua execução. Daí o salmista ter dito: “... tocai bem e com júbilo” (Sl 33.3). “Tocar bem” diz respeito à parte técnica, que de maneira nenhuma deve ser deixada de lado; e “tocar com júbilo” refere-se ao modo da aplicação.Música é a arte e a técnica de combinar sons de maneira agradável ao ouvido. Agradável, não em relação ao gosto musical, mas aos bons efeitos que deve causar ao ouvido humano. E, para isso, precisa ser composta de emissões vibratórias com freqüências bem definidas, que podem ser captadas pelas limitações fisiológicas do ouvido.Há mais de 430 menções à música e ao louvor na Bíblia Sagrada. O livro de Salmos, o maior das Escrituras, com 150 capítulos, é um grande hinário de louvor ao Senhor. A música, apesar de não ser a tarefa mais sublime da Igreja na Terra, haja vista o “ide” do Senhor Jesus (At 1.8; Mc 16.15; Mt 28.19), é o único ofício que continuará sendo exercido no Céu, pois “... o seu louvor permanece para sempre” (Sl 111.10).
2 - Qual é a origem da música?
A música, em sua essência, teve origem no Criador e é executada diante dEle desde antes da criação (Jó 38.7; Ap 14.2,3; 15.3; 19.1-7). Os seres angelicais ocupam-se da adoração a Deus por meio da música (Lc 2.13,14; Ap 5.7-14; Ne 9.6; Sl 103.20; 148.2; Ap 7.11,12). Na Terra, ela originou-se com Jubal, descendente de Caim (Gn 4.17-21).De acordo com Salmos 19.1-3 e 150.6, toda a criação louva a Deus naturalmente, reconhecendo a sua soberania. Aos homens deu o Senhor o livre-arbítrio, a liberdade de escolha (Sl 51.15; 57.7), e alguns têm optado por não adorá-lo (Is 1.3; Rm 1.21). Mas, como diz o hino 124 da Harpa Cristã (editada pela CPAD), que todos juntos o louvemos (Sl 97; 95.6).
3 - O que é música sacra?
Há três elementos que formam a música sacra, rigorosamente nessa ordem:
• Melodia — sucessão ascendente e descendente de sons a intervalos e alturas variáveis, formando um fraseado. É adornada pela harmonia e acentuada pelo ritmo, embora possa ser compreendida isoladamente.
• Harmonia — combinação de sons simultâneos (emitidos no mesmo instante) tendo como base a tonalidade e como princípio gerador a estrutura do acorde.
• Ritmo — sucessão regular de tempos fortes e fracos cuja função é estruturar uma obra musical.Esses três elementos, intrínsecos na música, se relacionam com o homem (1 Ts 5.23). Assim como o ser humano é formado por espírito, alma e corpo, a música é composta de melodia, harmonia e ritmo.A melodia é a parte mais importante da música sacra, pois relaciona-se com o espírito, a parte mais relevante do tripartido ser humano (1 Ts 5.23). A harmonia e o ritmo não devem superar a melodia. Quando isso ocorre, abafa-se a essência da música sacra. Isto é dessacralização. Se a ordem for invertida, quem estará sofrendo influência com mais intensidade será o corpo, como acontece com alguns estilos musicais não apropriados para o louvor.

(continua...)

Ciro Sanches Zibordi

0 comentários: